Banner da página principal

Unidade de Conservação

Um dos principais símbolos da cidade do Rio de Janeiro e um dos cartões postais mais famosos de todo o planeta, o conjunto de montanhas formado pelos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, foi objeto de tombamento federal pelo Instituto  do Patrimônio  Histórico  e  Artístico  Nacional  (IPHAN) em 1973. Foi aos pés do morro do Pão de Açúcar que surgiu a Cidade Maravilhosa, um reduto de montanhas e florestas da Mata Atlântica em meio à cidade. Com o objetivo de acrescentar ainda mais reconhecimento e proteção a este local ímpar, a área foi oficializada, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, como uma Unidade de Conservação em 2006, e passou a ser uma área natural protegida com a denominação de Monumento Natural (MONA) dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

O MONA se destaca não só por sua beleza cênica e natural, mas também por possuir diversos atrativos a seus visitantes como o nosso teleférico, que proporciona a contemplação da cidade maravilhosa vista do cume do Pão de Açúcar encantando mais de 1,5 milhões de pessoas por ano; a Pista Cláudio Coutinho, muito utilizada para a prática de corrida e caminhada em contato com a natureza desfrutando belíssimas paisagens entre o mar e a floresta; a Trilha do Morro da Urca, umas das mais populares da cidade; e o principal centro de escalada urbana do Brasil para os praticantes do montanhismo.

Quer saber mais sobre esta Unidade de Conservação?! veja no link http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?id=4461307

Ingressos Online

Serviços do Parque

Ver todos

Digite o seu e-mail e receba novidades semanas