MENU COMPRE SEU INGRESSO HOME INGRESSOS EVENTOS HORÁRIOS INSTAGRAM FACEBOOK TWITTER
PT
19°C
66°F
×
PT
4 Agenda

INSTITUCIONAL

Sustentabilidade




Não bastasse o título de Cidade Maravilhosa, em 2012 o Rio de Janeiro foi o primeiro município a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural Urbana. E o Bondinho Pão de Açúcar tem orgulho de fazer parte desta história. Neste mesmo ano, o Bondinho foi o primeiro ponto turístico certificado com o Selo Verde da ABNT, que reconhece os esforços da empresa em prol da conservação ambiental.

Atualmente, o Bondinho adota 40mil m² de áreas verdes da unidade de conservação do Pão de Açúcar, dentre elas a Trilha do Morro da Urca e a Pista Cláudio Coutinho. Áreas de grande valor socioambiental, recuperadas e mantidas pela empresa para recuperação da Mata Atlântica e conforto dos visitantes.

Através de práticas sustentáveis, o Bondinho Pão de Açúcar transforma seus resíduos sólidos em matéria prima e adubo, recebe mais de 10 mil alunos e professores todos os anos no programa de educação ambiental, utiliza sistema regenerativo de energia no seu transporte e energia renovável no complexo turístico.

Sempre na vanguarda do desenvolvimento sustentável, o Bondinho Pão de Açúcar segue com o propósito de fomentar o turismo com responsabilidade socioambiental.

Educa Bondinho

Estudantes do projeto Educa Bondinho visitando o Complexo Bondinho Pão de Açúcar. Professor explicando aos alunos detalhes sobre a fauna e flora presente nos morros Pão de Açúcar e Urca Alunos da rede de ensino pública dentro da cabine do Bondinho

As inscrições para o Educa Bondinho no 2º semestre de 2018 serão abertas no dia 29 de Maio. Não perca essa oportunidade! Fique atento e acompanhe as nossas redes sociais #EducaBondinho.

O Educa Bondinho é o maior programa de educação ambiental em atrações turísticas do Rio. O projeto, oferecido pelo Bondinho Pão de Açúcar, é destinado às escolas públicas e particulares do Estado do Rio de Janeiro e conta com a parceria da equipe de educadores do Instituto Moleque Mateiro — instituição reconhecida na área de educação ambiental em áreas verdes.

Durante a visita, os alunos são acompanhados por profissionais especializados que estimulam a sensibilização ambiental dos jovens com informações sobre a fauna, flora, poluição das águas, urbanização, históricos da fundação da cidade do Rio de Janeiro, preservação de áreas verdes e das paisagens cariocas. Mais de 10 mil alunos e professores participam do projeto, todos os anos.

Conheça as Cartilhas do Educa Bondinho e leve este material para sala de aula.


Quer saber mais sobre o Educa Bondinho e inscrever sua escola?
Leia o Regulamento do projeto.

INSCREVA-SE

EDUCACIONAL

Visando contribuir social e culturalmente, o Bondinho Pão de Açúcar, convida ao longo de todo ano alunos de escolas públicas, de diferentes lugares do estado e do município do Rio de Janeiro, para visitarem gratuitamente um dos pontos turísticos mais conhecidos do Brasil, o Pão de Açúcar.

Com uma abordagem transdisciplinar e divertida, o Educa Bondinho estimula a sensibilização ambiental dos alunos com informações sobre ciências, biologia, história e geografia. Diariamente, recebemos duas escolas públicas e uma particular. Desde 2015 o Educa Bondinho já recebeu mais de 30 mil alunos e professores.

Educa Bondinho em números

2015

8.900 alunos e professores

195 escolas públicas

2016

11 mil alunos e professores

280 escolas públicas

2017

11.300 mil alunos e professores

240 escolas públicas e 40 da rede privata

 
 
 

Montanhismo

O complexo Bondinho Pão de Açúcar possui mais de 150 vias de escalada. As atividades (guiadas ou não) de caminhadas e montanhismo nos Morros da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar não fazem parte do conjunto de passeios oferecidos pela companhia, sendo de inteira responsabilidade do participante ter conhecimento sobre a atividade e manter-se em segurança. O visitante, sem experiência, que desejar vivenciar essa aventura deve contratar um instrutor de escalada ou guia de montanha profissional, devidamente certificado.

Não é permitida a prática comercial do rapel no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

PARCEIROS